Projeto Nossas Receitas: Um Jeito Gostoso de Aprender!!!



O projeto Nossas Receitas: Um Jeito Gostoso de Aprender, idealizado pelas professoras Juliana Seabra Laudares (2ºAno A) e Mara Rolin (2º Ano B), da E.E.E.F.M Cel. Aluízio Pinheiro Ferrerira, foi contemplado para receber o recurso do PROFIPES (Programa de Financiamento a Projetos Escolares) - 2011.


 É um programa de suporte financeiro a Projetos Escolares criado pela Lei Estadual 1517/05, cuja participação requer a adesão da Escola.

Objetivo do PROFIPES: Propiciar às unidades de ensino o fortalecimento de sua autonomia pedagógica através do suporte financeiro a projetos escolares que visam
a eficácia do processo de ensino e de aprendizagem.


Ao realizar uma sondagem no inicio do ano letivo de 2011, as professoras observaram que uma grande parte dos alunos apresentava dificuldades na leitura e na escrita, bem como em atividades que exigem raciocínio lógico.
Diante disso e de acordo com as metas do PPE da Escola ( Melhorar e inovar o processo educativo, bem como interagir  com a comunidade),  verificou-se a necessidade de criar momentos para que o  processo de ensino e aprendizagem, acontecesse de maneira contextualizada, dinâmica e significativa, envolvendo escola e família. Com isso estão sendo desenvolvidas atividades voltadas a leitura, escrita e cálculos, utilizando o projeto e os recursos do PROFIPES, com o objetivo de despertar o interesse do educando, possibilitando uma intervenção pedagógica específica nas áreas descritas.

Sabedores que durante o processo de alfabetização é importante que as atividades sejam significativas e contextualizadas permitindo à criança criar e testar hipóteses, nesse sentido, dentre as muitas possibilidades de trabalhar a leitura e escrita, observando e considerando a realidade, optou-se por desenvolver um projeto referente a receitas culinárias.

Os textos instrucionais, neste caso, receitas culinárias, possibilitam diversas situações de ensino e aprendizagem, uma vez que estão presentes no dia a dia das crianças e são de circulação corrente em diferentes classes sociais, além de favorecer o desenvolvimento de atividades propícias para o início do processo de alfabetização.
Partindo deste pressuposto, decidiu-se então, elaborar um projeto em que houvesse um envolvimento maior entre escola e comunidade,  considerando a problemática referente a leitura, escrita e operações matemáticas. Apresentou-se às crianças diversos temas e verificou-se maior interesse referente ao tema “Receitas”. Outro fator considerado para definir o tema, diz respeito a merenda escolar, por observar que enquanto alguns alunos aguardam ansiosamente pela hora da “merenda”, outros optam por comprar alimentos na cantina. Considerou-se também a possibilidade de incentivar a criança a obter hábitos alimentares saudáveis, fatores que permitem desenvolver uma diversidade de atividades referentes a leitura, escrita e cálculos, dentro de um contexto vivenciado na realidade dos educandos.
Arquivo Pessoal: Juliana S.Laudares
 Mara A. Rolin

0 Response to "Projeto Nossas Receitas: Um Jeito Gostoso de Aprender!!!"

powered by templates gratis site gratis | Converted by BloggerTheme